IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Safra de soja 2014/15 do Brasil deve atingir 96,2 mi t, diz consultoria

08/01/2015 12h16

SÃO PAULO (Reuters) - A safra de soja 2014/15 do Brasil deverá atingir um recorde de 96,2 milhões de toneladas, favorecida por clima perto do ideal ao longo do desenvolvimento das lavouras na maioria das regiões produtoras até agora, disse nesta quinta-feira a consultoria AGR Brasil, em Chicago.

A consultoria manteve a projeção feita no final de novembro, mas reduziu o intervalo de produção possível, para 94 milhões a 98 milhões, ante 91 milhões a 100 milhões de toneladas anteriormente.

Segundo a AGR Brasil, a confirmação da projeção dependerá do clima durante a colheita, que já começou em algumas regiões isoladas do Paraná e do Centro-Oeste.

As chuvas demoraram a se regularizar em Mato Grosso, Paraná e outras regiões produtoras, atrapalhando as intenções de produtores que pretendiam plantar logo nas primeiras semanas da temporada, entre a segunda quinzena de setembro e o fim de outubro.

"O início seco do plantio, que causou atraso, acabou aumentando o potencial de produtividade em algumas áreas, pois alguns produtores que plantariam variedades precoces de soja optaram por variedades de maturação mais longa, o que ajuda o potencial de produtividade", disse à Reuters o sócio-diretor da consultoria, Pedro Dejneka.

A produção da temporada 2013/14 foi de 86,12 milhões de toneladas de soja, segundo estimativas oficiais.

(Por Gustavo Bonato)