IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petrobras deve retomar até 18/02 geração de 867 MW de termelétricas que estavam em manutenção

20/01/2015 15h09

BRASÍLIA (Reuters) - A Petrobras deverá retomar até 18 de fevereiro a geração em máquinas de termelétricas no total de 867 megawatts (MW) que estavam em manutenção, disse o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, nesta terça-feira.

"Ao mesmo tempo, outras alternativas estão sendo retomadas, inclusive adicionais em relação à energia de Itaipu e outras regiões, para reforçar o sistema", disse ele a jornalistas sem dar detalhes sobre quais manobras estava se referindo.

O ministro disse ainda que não houve falta de geração de energia na segunda-feira, quando um apagão programado atingiu Estados do Sul, Sudeste e Centro Oeste do país, levando a um corte de 5 por cento da carga no sistema nacional.

"O que aconteceu foi uma falha aparentemente técnica na rede Norte-Sul que levou ao desligamento para prevenção em função da queda de frequência", acrescentou.

O ministro disse que já conversou hoje com o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, que relatou a ele que o Operador faria manobras para garantir o fornecimento de energia ao país.

(Por Leonardo Goy)