IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Governo quer ajuda de produtores independentes de energia em horário de pico

Ministro diz que não há crise energética, mas setor sofre com problema hídrico - Pedro Ladeira/Folhapress
Ministro diz que não há crise energética, mas setor sofre com problema hídrico Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Jeferson Ribeiro

Em Brasília

01/02/2015 15h55

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, disse neste domingo (1) que o governo quer que os produtores independentes de energia, como indústrias e shopping centers, acionem seus equipamentos de geração durante o horário de pico de consumo para dar suporte ao sistema elétrico.

"Nós temos que mudar a forma de manejar e administrar a energia de reserva que o Brasil tem para atender e passar às pontas de carga. É esse o trabalho que estamos fazendo agora", disse o ministro a jornalistas, pouco antes da eleição para a presidência do Senado.

"Acabei de me reunir com setor privado e reguladores para tomar uma série de medidas que estão sendo encaminhadas", disse, acrescentando que a presidente Dilma Rousseff já aprovou algumas delas e outras serão analisadas numa reunião no próximo dia 12.

"Vamos também começar a fazer junto aos produtores independentes de energia, como é o caso de shoppings centers e algumas indústrias, que têm sua própria energia para que possamos acionar esses equipamentos no período de ponta de carga para que possamos reforçar e passar esse momento crítico com maior tranquilidade", afirmou Braga.

Segundo ele, o país passa por uma crise hídrica, que pressiona o setor elétrico, mas não há crise energética.

"O nosso desafio é mitigar a crise hídrica para não gerar uma crise energética", afirmou.

A reunião do próximo dia 12, segundo Braga, será com a presidente e com a presença de representantes de todos os órgãos governamentais do setor.