IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cabe à Grécia pedir resgate, diz vice da Comissão Europeia

16/02/2015 16h29

BRUXELAS (Reuters) - Ministros das Finanças da zona do euro estão prontos para ter mais negociações com a Grécia se e quando o país estiver disposto a solicitar uma extensão de seu pacote de resgate, disse o vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, após uma reunião inconclusiva nesta segunda-feira.

Deixando as conversas do Eurogrupo, ele destacou a jornalistas que agora cabe a Atenas pedir uma extensão - algo que o governo grego repetidamente tem afirmado não estar preparado para fazer.

Questionado sobre quando será a próxima reunião do Eurogrupo, Dombrovskis, que supervisiona o euro para a Comissão, disse: "Depende da decisão de autoridades gregas. Foi claramente decidido que se e quando esse pedido por uma extensão do resgate chegar, se houver certos comprometimentos de autoridades gregas para se ater ao programa, então o líder do Eurogrupo anunciará a próxima reunião".

"Estamos prontos para continuar as conversas, então basicamente agora cabe a autoridades gregas decidir se querem solicitar uma extensão do programa".

(Reportagem de Ingrid Melander)