IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Grécia está trabalhando por acordo com zona do euro, diz primeiro-ministro

17/02/2015 13h55

(Reuters) - O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, disse nesta terça-feira que seu governo está trabalhando na direção de uma negociação bem-sucedida com a zona do euro sobre seu programa de empréstimo, mas que não vai ceder a chantagens.

Tsipras disse que a Grécia chegou perto de alcançar um acordo na reunião de ministros das Finanças da zona do euro com base no documento do comissário econômico da União Europeia, Pierre Moscovici.

"(O documento) falava sobre estender o acordo de empréstimo, não o resgate. Um acordo de empréstimo é diferente de um resgate", disse ele a parlamentares de seu partido de esquerda Syriza.

O acordo fracassou pois o presidente do grupo de 19 países que compartilham o euro, Jeroen Dijsselbloem, produziu uma proposta separada pouco antes da reunião, disse ele, mas acrescentou que acredita que um acordo ainda possa ser alcançado.

"A negociação não será feita por tecnocratas, mas pela liderança política da Europa. Uma solução pode acontecer após o 'quase acordo' de ontem, pode e vai acontecer."

(Por Karolina Tagaris)