IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cade aprova aditivo a acordo de compartilhamento de voos entre TAM e Iberia

19/02/2015 08h53

SÃO PAULO (Reuters) - O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, aditivo ao contrato de compartilhamento de voos atualmente em vigor entre a TAM Linhas Aéreas, do grupo Latam Airlines, e a espanhola Iberia, que integra o International Airlines Group.

O aval ao acordo, que insere no contrato novas rotas a serem operadas em código compartilhado, consta em despacho publicado nesta quinta-feira no Diário Oficial da União.

O aditivo prevê incorporação ao acordo de compartilhamento de voos das rotas Barcelona-São Paulo e Barcelona-Rio de Janeiro, em que nenhuma das empresas atua no momento, mas em que podem começar a operar, segundo Nota Técnica do Cade sobre o acordo.

Também será incorporada a rota Madri-Rio de Janeiro, em que apenas a Iberia atua, e a rota São Paulo-Madri, operada tanto por Iberia quanto pela TAM.

Acordos de compartilhamento, ou codeshares, permitem que o código de identificação de um voo de uma empresa seja usado também em voo de outra companhia, podendo uma empresa vender e emitir bilhetes de voos operados pela parceira.

(Por Priscila Jordão)