IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Alemanha diz que pedido grego de extensão de empréstimo é "bom sinal"

20/02/2015 10h05

BERLIM (Reuters) - Uma porta-voz da chanceler alemã, Angela Merkel, disse que o mais recente pedido da Grécia de extensão de seu acordo de empréstimo com a Europa é um "bom sinal" e dá uma base para mais conversas, mas é suficiente na forma atual.

Falando numa coletiva de imprensa regular do governo nesta sexta-feira, a porta-voz Christiane Wirtz disse que o governo está unido em sua posição e elogiou o ministro das Finanças, Wolfgang Schaeuble, por fazer um "excelente trabalho nesta crise e nas negociações com a Grécia".

No entanto, ela enviou uma mensagem mais conciliatória do que Schaeuble na quinta-feira, quando ele divulgou comunicado rejeitando a proposta de sua contraparte grega, Yanis Varoufakis.

"A carta do ministro grego das Finanças deixa claro que a Grécia continua interessada no apoio da União Europeia", disse Wirtz. "Essa carta é um bom sinal que nos permite continuar a negociar".

Ela acrescentou que a reunião dos ministros das Finanças da zona do euro em Bruxelas nesta sexta-feira vai "continuar a negociar nesta base" e que as conversas vão "com alguma esperança levar a um acordo com a Grécia".

(Por Noah Barkin e Caroline Copley)