IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BCE se prepara para saída da Grécia da zona do euro, diz revista Spiegel

20/02/2015 11h21

FRANKFURT (Reuters) - O Banco Central Europeu (BCE) está se preparando para uma saída da Grécia da zona do euro e sua equipe está aprontando planos de contingência sobre como o restante do bloco pode ser mantido intacto, publicou a revista alemã Spiegel numa prévia da reportagem.

O BCE não quis comentar a matéria.

A revista alemã também publicou que o BCE está pressionando Atenas a implementar controles sobre o movimento de capital.

Nesta semana, o BCE negou uma matéria em um jornal alemão, segundo a qual a autoridade monetária desejava que a Grécia adotasse controles de capital para estancar o fluxo de saída de depósitos de seus bancos.

O ministro das Finanças da Alemanha se mostrou hostil à proposta de Atenas nesta semana, embora o governo da Alemanha tenha suavizado seu tom nesta sexta-feira enquanto ministros das Finanças da zona do euro buscavam solucionar o impasse.

Boa parte da imprensa alemã também tem se mostrado cética sobre as tentativas do novo governo grego de renegociar seu programa de apoio em troca de reformas.

O BCE concordou com um aumento modesto no financiamento de emergência para bancos gregos na quarta-feira, mantendo a pressão sobre Atenas para que acerte um acordo de financiamento com seus parceiros europeus antes que seus bancos fiquem sem dinheiro.

Os bancos gregos têm visto os fluxos de saída de depósitos acelerarem nos últimos dias enquanto o novo governo esquerdista não tem conseguido fechar um acordo para a extensão de seu resgate internacional, que tem prazo até 28 de fevereiro.

(Por John O'Donnell)