IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

EXCLUSIVO-Premiê grego está confiante em prorrogação e pede decisão política "histórica"

ALKIS KONSTANTINIDIS
Imagem: ALKIS KONSTANTINIDIS

20/02/2015 10h26

ATENAS (Reuters) - O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, disse à Reuters nesta sexta-feira que está "certo" de que o pedido de seu governo para prorrogação de seis meses do seu empréstimo será aceito apesar das objeções da Alemanha, e pediu uma "decisão política histórica" para selar um acordo.

"A Grécia fez todo o possível para que possamos alcançar uma solução mutuamente benéfica, com base no princípio do respeito duplo: respeito tanto ao princípio das regras da UE e aos resultados eleitorais dos Estados-membros", disse Tsipras num comunicado por escrito à Reuters.

"Estou certo de que a carta grega para uma extensão de seis meses do acordo de empréstimo com as condições que o acompanham será aceita. Esse é o momento de uma decisão política histórica para o futuro da Europa".

Atenas enfrenta conversas cruciais em Bruxelas com ministros de Finanças da zona do euro nesta sexta-feira para garantir financimento e evitar a insolvência depois que seu programa de resgate vencer em 28 de fevereiro. A Alemanha, no entanto, rejeitou a proposta da Grécia ao considerá-la insuficiente.

(Por Renee Maltezou)