IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Telecom Italia diz que investimentos em rede estão valendo a pena

20/02/2015 09h04

MILÃO (Reuters) - A Telecom Italia divulgou nesta sexta-feira que teve queda na receita e no lucro durante o ano de 2014, afetada pela desaceleração econômica, pela competição e pela pressão regulatória em seu mercado doméstico, mas disse que suas vendas domésticas estão se recuperando graças a investimentos em redes.

A quinta maior operadora de telecomunicações europeia em receita e dona da TIM Participações no Brasil disse que sua estratégia de investir para construir redes de banda larga mais rápidas e atender a demanda por serviços em pacotes está valendo a pena.

Até o fim do ano passado, ela havia disponibilizado o serviço 4G para 80 por cento da população italiana e alcançado 131 cidades com cabos de fibra ótica.

A receita do grupo italiano caiu 7,8 por cento, para 21,6 bilhões de euros (24,5 bilhões de dólares) em 2014, também afetada pela desaceleração econômica no Brasil, seu segundo maior mercado.

Não obstante, a companhia disse que a situação na Itália, seu maior mercado, melhorou durante o ano graças a aprimoramentos em seus negócios de telefonia fixa e móvel. O ritmo de queda das vendas domésticas caiu pela metade para 4,4 por cento no quarto trimestre ante o primeiro trimestre.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) da companhia recuou 7,9 por cento, para 8,8 bilhões de euros. Tanto a receita quanto o lucro ficaram amplamente em linha com o consenso das previsões de analistas compiladas pela companhia.

(Por Danilo Masoni)