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Cia Hering tem lucro abaixo do esperado no 4o tri; priorizará lojas rentáveis em 2015

26/02/2015 20h53

Por Luciana Bruno

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A varejista de moda Cia Hering viu seu lucro subir no quarto trimestre, mas no fechado do ano o resultado ficou praticamente estável em relação a 2013, levando a companhia a priorizar as lojas de maior rentabilidade e menor risco em 2015.

O lucro líquido da varejista teve alta de 7,4 por cento no quarto trimestre ante igual período de 2013, para 109,2 milhões de reais, com receitas financeiras compensando o baixo crescimento das vendas.

A média de analistas ouvidos pela Reuters apontava lucro líquido de 139,5 milhões de reais no quarto trimestre.

A empresa teve receitas financeiras líquidas de 10,2 milhões de reais no quarto trimestre, avanço de 27,4 por cento na comparação anual. O aumento é resultado dos ganhos com aplicações, com o maior caixa médio ao longo do ano e aumento da taxa Selic, disse a companhia.

O desempenho das vendas, no entanto, foi afetado pelo cenário econômico desafiador para o consumo, disse a Cia Hering. As vendas brutas totalizaram 612 milhões de reais no quarto trimestre, praticamente estável sobre um ano antes.

"O ambiente mais desafiador em 2014 para consumo e a queda de confiança exerceram pressões negativas no setor de vestuário, refletindo-se em menores vendas em lojas que já existiam e em baixo crescimento do varejo multimarcas", afirmou a empresa no balanço.

As vendas com base "mesmas lojas" (abertas há mais de 12 meses) da Hering Store retraíram 3,8 por cento no mesmo período no quarto trimestre.

A marca Hering teve crescimento anual de 1,1 por cento nas receitas brutas no quarto trimestre, enquanto as marcas DZARM. e Hering Kids subiram 3,7 e 3,8 por cento, respectivamente. Já a PUC teve queda de 2,2 por cento.

O Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de 129,7 milhões de reais no período de outubro a dezembro, queda de 5,8 por cento na comparação anual.

A margem Ebitda encerrou o ano em 23,6 por cento, queda de 2,5 pontos percentuais em relação a 2013. A retração, superior à projeção de 2 pontos divulgada pela companhia em outubro, decorre de vendas abaixo do esperado no quarto trimestre, que não foram suficientes para diluir custos e despesas fixas, disse a Cia Hering.

No ano, o lucro líquido foi de 318,9 milhões de reais, praticamente estável frente a 2013. Apesar de afirmar que os resultados permanecem sólidos, a companhia ressalvou que ficaram abaixo das expectativas.

"A desaceleração do crescimento econômico combinado com as incertezas em relação à Copa do Mundo e ao cenário eleitoral criaram um ambiente de cautela excessiva em nossos canais de distribuição", disse a empresa em relatório.

Segundo a Cia Hering, os resultados do ano passado ainda não refletem os avanços implementados a partir da nova estrutura organizacional. "Desenvolvemos novas frentes de crescimento com o lançamento da marca Hering for you e a elaboração de um novo plano de negócios para a DZARM", disse a empresa.

Para 2015, a Cia Hering dará prioridade à retomada do crescimento no critério mesmas lojas ou mesmos clientes no varejo multimarcas. "O ritmo de expansão das redes de lojas será reduzido para privilegiar a abertura de lojas de maior rentabilidade e menor risco", disse a companhia.

"As incertezas em relação ao cenário econômico combinada com a recente volatilidade na taxa de câmbio dificultam a realização de prognósticos para o ano", disse a companhia. "Buscaremos ao longo do ano ajustar nossas operações a minimizar os efeitos negativos em nossos resultados."

Em reunião na quarta-feira, o Conselho de Administração da empresa aprovou pagar 50 milhões de reais em dividendos adicionais, sujeitos a deliberação em assembleia geral que ocorrerá em abril.