IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Wall Street recua de patamares recordes; ações de tecnologia pesam

03/03/2015 19h34

Por Sinead Carew

NOVA YORK (Reuters) - Os principais índices acionários dos Estados Unidos fecharam em queda nesta terça-feira, um dia após o S&P 500 e o Dow Jones atingirem recordes e com o Nasdaq recuando por ações de tecnologia.

O índice Dow Jones caiu 0,47 por cento, a 18.203 pontos, enquanto o S&P 500 teve perda de 0,45 por cento, a 2.107 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq caiu 0,56 por cento, a 4.979 pontos.

Números fracos de vendas de automóveis e comentários do Irã também levaram os investidores a recuar após uma forte subida dos principais índices em fevereiro. Os operadores também estavam à espera de uma série de dados econômicos nesta semana, culminando com o relatório sobre o mercado de trabalho.

"Nós apenas viemos um pouco rápido demais. Fazia sentido ter um pequeno recuo aqui", disse o gestor de portfólio do Chase Investment Counsel Brian Lazorishak.

"Dado o nível de otimismo, a condição de sobrecompra, não ficaria surpreso de ver pelo menos alguns dias de consolidação", disse.

As ações de tecnologia caíram, com os investidores embolsando lucros um dia após o Nasdaq atingir o marco de 5.000 pontos pela primeira vez desde o pico da bolha da Internet, em março de 2000.

As ações da Microsoft Corp foram as que mais pesaram no Nasdaq e no S&P 500, com uma queda de 1,4 por cento, a 43,28 dólares, seguidas pelo papel da Cisco Systems, que recuaram 2,2 por cento.

As ações das fabricantes de semicondutores foram algumas das mais atingidas, com o índice Philadelphia SE Semiconductor fechando com queda de 1,94 por cento, após um ganho de mais de 12 por cento em fevereiro. O índice do setor de tecnologia do S&P fechou em queda de 0,8 por cento.

Pelo segundo ano consecutivo, o inverno rigoroso desacelerou as vendas de veículos nos EUA em fevereiro, com várias montadoras mostrando resultados abaixo das projeções dos analistas.

Somando-se à prudência dos investidores, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, advertiu o presidente americano Barack Obama contra aceitar um acordo nuclear com o Irã. Seus comentários causaram levaram investidores a recuar, mas ajudaram a impulsionar os preços do petróleo.

Os índices de serviços públicos e de energia foram os únicos dos dez setores do S&P 500 a encerrar a sessão em alta.