IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Porto de Paranaguá investirá R$394 mi em obras de dragagem

04/03/2015 16h12

SÃO PAULO (Reuters) - O porto de Paranaguá, um dos principais para movimentação de produtos agrícolas do país, receberá investimentos de 394 milhões de reais em obras de dragagem, que incluirão o aprofundamento do canal de acesso ao local, informou a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).

O investimento inclui projetos básico e executivo, sinalização e balizamento.

"Estes investimentos farão com que o porto de Paranaguá passe a integrar definitivamente o cenário dos grandes portos do mundo", disse o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, em nota.

Com a nova dragagem, o canal de acesso ao porto de Paranaguá, chamado canal da Galheta, passará a ter 16 metros de profundidade. Hoje, o canal tem 15 metros.

A Bacia de Evolução do canal --área utilizada pelos navios para manobra e atracação-- ganhará mais dois metros de profundidade com a nova dragagem, passando de 12 para 14 metros, segundo a administração portuária.

Já as áreas intermediárias, localizadas entre o canal da Galheta e a Bacia de Evolução, passarão a ter 15 metros de profundidade. Como exemplo de áreas intermediárias estão o canal situado entre Pontal do Sul e a Ilha do Mel, bem como o canal localizado entre a Ilha das Cobras e Ilha da Cotinga.

"A dragagem permitirá que navios graneleiros de grande porte frequentem o porto, assim como navios porta-contêineres de alta capacidade, o que contribuirá para a redução dos fretes e, consequentemente, maior competitividade dos grãos exportados", disse diretor presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino.

A empresa DTA Engenharia, vencedora da licitação, terá um prazo de seis meses para fazer o projeto básico e executivo e 11 meses para executar a obra.