IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Wall St cai após dado do mercado de trabalho elevar temores sobre juros

06/03/2015 20h40

NOVA YORK (Reuters) - Os principais índices acionários dos Estados Unidos caíram nesta sexta-feira e o S&P 500 recuou pela segunda semana seguida, depois de um forte relatório mensal do mercado de trabalho, com os investidores apostando que o Federal Reserve possa aumentar a taxa de juros antes do esperado.

O índice Dow Jones caiu 1,54 por cento, a 17.856 pontos, enquanto o S&P 500 teve perda de 1,42 por cento, a 2.071 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq caiu 1,11 por cento, a 4.927 pontos.

Na semana, o Dow Jones caiu 1,5 por cento, o S&P 500 recuou 1,6 por cento e o Nasdaq teve perda de 0,7 por cento.

Algumas das ações mais atingidas foram as de serviços públicos e fundos de investimento imobiliário, uma vez que são papéis que ficariam menos atraentes depois de um aumento da taxa de juros.

O S&P 500 e o Dow Jones, que ampliaram suas quedas com o passar do dia, tiveram pressão adicional por terem batido recordes no início da semana, após um forte fevereiro.

O setor privados dos EUA abriu 295 mil postos de trabalho no mês passado, superando as estimativas para um ganho de 240 mil, após um aumento revisado para baixo de 239 mil em janeiro. A taxa de desemprego caiu para 5,5 por cento, de 5,7 por cento em janeiro.

O relatório forte, visto como um indicador para o momento de início do primeiro aumento do Fed em anos, pode exercer pressão sobre o Fed para tomar uma ação mais rapidamente, disse o diretor de operações e derivados da Charles Schwab Randy Frederick.

"Você tem que pensar que o relatório aumenta um pouco a probabilidade de um aumento dos juros em junho", disse Frederick.

Em uma mudança no Dow Jones, a Apple Inc, a maior empresa dos EUA em valor de mercado, vai fazer parte do índice ainda este mês, em substituição à AT&T Inc. As ações da Apple subiram 0,15 por cento, a 126,60 dólares, enquanto as da AT&T caíram 1,5 por cento, para 33,48 dólares.

"Se tiver qualquer efeito, o que deve acontecer é causar mais volatilidade ao Dow", disse Frederick, porque o Dow Jones é um índice ponderado de preços e a ação da Apple tem um preço superior à da AT&T.

O setor de serviços públicos do S&P 500 foi o de pior desempenho, com uma queda de 3,1 por cento.