IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Vendas no varejo sobem 0,8% em janeiro, melhor que o esperado, diz IBGE

Rodrigo Viga Gaier e Camila Moreira

13/03/2015 09h06

RIO DE JANEIRO/SÃO PAULO (Reuters) - As vendas no varejo brasileiro subiram 0,8% em janeiro sobre dezembro, em um resultado melhor do que o esperado, mas insuficiente para compensar a forte queda vista no fim do ano passado.

O resultado mensal do primeiro mês deste ano foi o mais forte para meses de janeiro desde 2012 (alta de 2,5%), mas isso depois de o setor ter visto as vendas recuarem 2,6% em dezembro sobre o mês anterior, interrompendo quatro meses seguidos de alta.

Na comparação com o mesmo mês de 2014, as vendas varejistas avançaram 0,6% em janeiro, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia a Estatística) nesta sexta-feira (13). Ainda que tenha sido uma alta, esta é a leitura mais fraca para o mês em 12 anos, destacando a fraqueza vivida pelo setor em meio a um cenário de inflação alta e baixa confiança do consumidor.

Entretanto, os resultados de janeiro foram bem melhores do que as expectativas em pesquisa da agência de notícias Reuters, de queda de 0,5% na comparação mensal e de recuo de 0,9% na base anual.

O IBGE informou que cinco das oito atividades pesquisadas no varejo restrito tiveram alta mensal no volume de vendas, com destaque para equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (12,3%) e móveis e eletrodomésticos (2,4%).

Já as vendas de combustíveis e lubrificantes ficaram estagnadas em janeiro na comparação com dezembro.

O volume de vendas no varejo ampliado, que inclui veículos e material de construção, subiu 0,6% em janeiro sobre o mês anterior, mas com queda de 0,5% nas vendas de veículos e motos, partes e peças.

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier e Pedro Fonseca)