IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Mercados emergentes têm que se preparar para alta de juros nos EUA, diz Lagarde

17/03/2015 08h08

MUMBAI (Reuters) - Os mercados emergentes têm que se preparar para o impacto de uma alta na taxa de juros dos Estados Unidos que pode surpreender tanto pelo seu momento quanto pelo ritmo, afirmou a diretora-gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional), Christine Lagarde, nesta terça-feira (17), na Índia.

Em discurso em Mumbai, Lagarde alertou que o chamado "furor de retirada gradual de estímulos" que afetou os mercados emergentes em 2013 pode se repetir.

Naquela época, o então presidente do Federal Reserve, o banco central dos EUA, Ben Bernanke deixou investidores atribulados quando falou sobre as condições que poderiam levar o Fed a reduzir suas compras de títulos de US$ 85 bilhões por mês, cujo objetivo era estimular a economia.

"O perigo é que as vulnerabilidades que se acumularam durante um período de política monetária bastante expansionista pode sem se revelar repentinamente quando tal política é revertida, criando volatilidade substancial no mercado", disse Lagarde em declarações preparadas.

"Nós já tivemos uma amostra disse durante o furor de retirada gradual de estímulos. Temo que isso possa não ser um episódio isolado."

Lagarde disse que economias avançadas podem ajudar a reduzir o risco de volatilidade no mercado ao comunicar claramente as intenções de política. Mas acrescentou que os mercados emergentes que atacaram as vulnerabilidades econômicas se deram melhor em 2013.

"Em particular, crescimento mais alto do PIB (Produto Interno Bruto), posições mais fortes de conta corrente externa, inflação mais baixa e mercados financeiros mais líquidos ajudaram a amortecer a volatilidade do mercado", disse Lagarde, acrescentando que um setor de serviços financeiros mais resiliente ajudaria.

(Reportagem de Rafael Nam e Swati Bhat)