IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Italiana Enel olha para mercados emergentes para impulsionar crescimento

19/03/2015 09h24

MILÃO (Reuters) - A italiana Enel quer aumentar lucro e dividendos nos próximos cinco anos focando em mercados emergentes e energia verde, após divulgar uma queda de 84 por cento no lucro líquido de 2014 nesta quinta-feira devido a baixas contábeis.

Sob o primeiro plano de negócios do presidente-executivo, Francesco Starace, a Enel disse que gastará 18 bilhões de euros (19,2 bilhões de dólares) em expansão, mais da metade disso em mercados emergentes como a América Latina e África e ao mesmo tempo dobrando a capacidade de sua unidade de energia verde.

Maior concessionária de serviços públicos da Itália, que também está contando com suas tecnologias de relógio de energia inteligente e rede inteligente para ampliar seus negócios, a companhia disse que irá focar num número maior de projetos menores em vez de grandes plantas tradicionais.

A estatal Enel, que prometeu elevar o pagamento de dividendos para 65 por cento em 2018 ante os atuais 40 por cento, também planeja vender ativos para levantar 5 bilhões de euros durante o período, incluindo 2 bilhões de euros já em andamento.

A segunda maior concessionária de serviços públicos da Europa, em termos de capacidade instalada, disse que espera um lucro líquido de 3 bilhões de euros neste ano após ter contabilizado uma queda de 84 por cento no lucro líquido no ano passado, para 517 milhões de euros, devido a baixas contábeis de ativos na Itália e na Eslováquia.

A empresa disse que espera que os lucros cresçam numa média de 10 por cento ao ano até 2019.

(Por Stephen Jewkes)