IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BC anuncia que não renovará programa de oferta diária de swaps cambiais que vence dia 31

24/03/2015 20h42

SÃO PAULO (Reuters) - O Banco Central anunciou na noite desta terça-feira que não renovará o programa de oferta diária de swaps cambiais, que vence no dia 31 de março, mas se comprometeu a renovar integralmente os contratos que vencem a partir de 1º de maio.

"Os swaps cambiais vencendo a partir de 1º de maio de 2015 serão renovados integralmente, levando em consideração a demanda pelo instrumento e as condições de mercado", disse a autoridade monetária em comunicado.

Os leilões de venda de dólares com compromisso de recompra, segundo o BC, continuarão a ser realizados em função das condições de liquidez do mercado de câmbio.

O programa de leilões de swap cambial, que equivale à venda futuro de dólares, e de vende de dólares com compromisso de recompra foi lançado em agosto de 2013, com o objetivo de fornecer "hedge" ao mercado e evitar maiores pressões sobre o câmbio.

No início, a oferta diária era de 10 mil contratos de swaps cambiais e leilões semanais de venda de dólares com compromisso de recompra, os chamados leilões de linha.

No ano passado, contudo, o BC reduziu a oferta diária para 4 mil contratos de swaps, ou o equivalente a 200 milhões de dólares, e acabou com os leilões de linha regulares.

No fim de dezembro, o BC anunciou que o programa seria estendido até pelo menos 31 de março deste ano, mas reduziu as ofertas diárias para até 2 mil contratos, equivalentes a 100 milhões de dólares.

 

(Por Eduardo Simões e Raquel Stenzel)