IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Dow Chemical venderá maioria de ativos de cloro em acordo de US$5 bi

27/03/2015 14h07

(Reuters) - A Dow Chemical Co disse que vai separar uma parte significativa de seu negócio de cloro e vendê-la para a rival menor Olin Corp numa transação com eficiência tributária avaliada em cerca de 5 bilhões de dólares.

A transação, estruturada como um negócio conhecido como "Reverse Morris Trust", permite que a Dow venda seus ativos não principais de vinil e cloro-alcalino, compostos orgânicos clorados globais e de epóxi, localizados na costa do Golfo nos Estados Unidos, sem precisar pagar impostos.

A Dow tem alienado ativos não essenciais para se concentrar em negócios mais lucrativos como embalagens, eletrônicos e agricultura.

A companhia anunciou primeiro planos de vender uma grande parte de suas operações de cloro em 2013.

O presidente-executivo, Andrew Liveris, disse à Reuters nesta sexta-feira que podem ser fechados mais negócios conforme a companhia "simplifica" suas joint ventures.

"As conversas de joint ventures estão acontecendo no momento e estamos buscando as respostas estratégicas certas", disse ele.

O acordo com a Olin estabelece que a Dow receberá 2 bilhões de dólares espécie ou equivalentes, cerca de 2,2 bilhões de dólares em ações da Olin, e a Olin assumirá cerca de 800 milhões de dólares em passivos e pensões.

O acordo com a Olin criará uma companhia com receita de cerca de 7 bilhões de dólares e Ebitda de 1 bilhão de dólares.

(Por Swetha Gopinath)