IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Tsipras diz que não quer romper com a Europa

28/03/2015 17h48

Por Costas Pitas

ATENAS (Reuters) - O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, disse neste sábado que não busca ruptura com a Europa depois que seu país sem dinheiro apresentou uma lista de reformas aos seus credores em uma tentativa de garantir fundos tão necessários.

O governo esquerdista de Tsipras concordou com uma extensão para o seu fundo de resgate de 240 milhões de euros em fevereiro, ainda que com ajuda congelada, e agora precisa acertar um conjunto de reformas que enviou a seus credores da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional na sexta-feira, a fim de evitar a falência.

A nação cansada de austeridade vai ficar sem dinheiro até 20 de Abril, uma fonte disse à Reuters na terça-feira, se não desbloquear o financiamento necessário.

"O problema de liquidez é, naturalmente, o que dificulta a situação, mas eu acredito que vai ser abordado imediatamente, uma vez que chegarmos a um acordo sobre reformas", Tsipras disse em entrevista ao jornal Real News.

Depois de responder a uma pergunta sobre as tentativas do governo para lidar com a corrupção, Tsipras foi perguntado se ele queria uma ruptura ou uma solução com os parceiros da Grécia: "Minha opinião sempre foi a mesma: uma ruptura com a corrupção, uma solução com a Europa".