IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fornecedoras da Petrobras se associam a empresas chinesas para obter crédito

06/04/2015 21h29

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Fornecedoras da Petrobras em dificuldades por questões relacionadas à Operação Lava Jato estão se associando a empresas chinesas para obter acesso ao mercado de crédito chinês e ajuda para dar andamento a obras, disse o presidente da Câmara Brasil-China de Comércio e Indústria, Charles Tang.

"Empresas brasileiras (fornecedoras da Petrobras) que não conseguem terminar as suas obras subcontrataram empresas chinesas para fazer a construção", afirmou o executivo. "As empresas chinesas estão negociando os empréstimos."

O executivo calcula que as empresas chinesas já tenham solicitado entre 2 bilhões e 3 bilhões de dólares aos bancos chineses, e que esse montante irá aumentar.

Além desses contratos, Tang explicou que companhias chinesas também estão à espera de novas licitações da Petrobras.

A própria Petrobras assinou no início do mês um contrato de financiamento de 3,5 bilhões de dólares com o Banco de Desenvolvimento da China (CDB), em um momento em que sofre limites para realizar captações no mercado de dívida, em meio a denúncias de corrupção e atraso na divulgação de seu balanço.

Tang frisou que o gigante asiático considera o Brasil um parceiro estratégico e que acredita que a crise atual é passageira. Na sua visão, há um excesso de pessimismo sendo transmitido pela "mídia ocidental".

"É um momento de dificuldades no Brasil que é momentânea, a gente acredita muito mais no Brasil do que os brasileiros", declarou Tang. "Estamos trazendo muitas novas empresas para olhar as oportunidades que existem, com a finalidade de trazer capital para o Brasil, manter empregos brasileiros, ajudar a fortalecer empresas brasileiras", disse Tang.

(Por Marta Nogueira)