IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Boeing supera Airbus em entregas e encomendas líquidas no 1º tri

07/04/2015 08h56

PARIS (Reuters) - A fabricante norte-americana de aviões Boeing superou sua rival europeia Airbus em entregas e encomendas de aeronaves novas líquidas no primeiro trimestre, de acordo com números divulgados nesta terça-feira.

As duas gigantes divulgaram resultados mistos no tradicionalmente lento primeiro trimestre para novas encomendas de aviões, mas a diferença entre as empresas em entregas se ampliou após a Boeing registrar um número recorde de entregas no primeiro trimestre.

A Airbus disse que teve encomendas brutas por 121 aeronaves entre janeiro e março, acima do total de 116 da Boeing.

Após ajustar por cancelamentos e conversões entre modelos diferentes, a Airbus ficou atrás da Boeing com encomendas líquidas por 101 aviões ante 110 para a Boeing.

A Airbus ganhou a corrida anual por encomendas no ano passado com 1.456 encomendas líquidas, superando o total de 1.432 da Boeing. As duas fabricantes de aviões definiram metas que sugerem uma desaceleração neste ano.

A Airbus registrou 134 entregas de aviões no primeiro trimestre incluindo uma de seu modelo mais novo, o A350, e quatro A380.

A Boeing divulgou na semana passada 184 entregas no primeiro trimestre, alta ante 161 um ano antes devido em parte a um salto na produção do 787 Dreamliner. A Airbus está nos estágios iniciais de uma forte alta na produção de seu avião concorrente, o A350.

As entregas de ambas as fabricantes tradicionalmente aceleram no decorrer do ano, atingido um pico no quarto trimestre.

(Por Tim Hepher)