IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Custos de gasolina e moradia impulsionam preços ao consumidor nos EUA

17/04/2015 09h53

WASHINGTON (Reuters) - Os preços ao consumidor nos Estados Unidos subiram pelo segundo mês consecutivo em março uma vez que o custo da gasolina e de moradias aumentaram, sinais de alguma inflação que deve manter o Federal Reserve, banco central do país, na trajetória de começar a elevar as taxas de juros neste ano.

O Departamento do Trabalho informou nesta sexta-feira (17) que seu Índice de Preços ao Consumidor avançou 0,2% no mês passado, após uma alta similar em fevereiro. Os aumentos de preços foram amplamente generalizados em março, sugerindo que a recente tendência desinflacionária já terminou.

Nos 12 meses até março, o índice recuou 0,1% após ficar inalterado em fevereiro.

Economistas consultados pela Reuters esperavam que o índice subisse 0,3% ante fevereiro e que não tivesse variação ante um ano atrás.

Os ganhos em preços de março devem fortalecer a posição defendida há muito pelo Fed de que a inflação vai gradualmente se mover na direção da meta de 2% à medida que o efeito negativo dos preços de energia mais baixo desaparecem.

O chamado núcleo de preços ao consumidor, que exclui custos de alimentos e energia, teve alta de 0,2%  em março após avanço similar em fevereiro. Nos 12 meses até março, o núcleo de preços avançou 1,8%, a maior alta desde outubro.

Os preços da gasolina subiram 3,9%, a maior alta desde fevereiro de 2013, após elevação de 2,4% em fevereiro. Os preços de moradia subiram 0,3%, e junto aos preços de energia mais altos, foram responsáveis por boa parte dos ganhos no índice de preços no mês passado.

(Por Lucia Mutikani)