IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Principais institutos veem risco de bolhas devido a política monetária do BCE

17/04/2015 09h02

BERLIM (Reuters) - Os principais institutos econômicos da Alemanha, Áustria e Suíça alertaram na quinta-feira que há um risco de formação de bolhas no mercado acionário devido à política monetária expansionista do Banco Central Europeu (BCE).

"Não podemos excluir a possibilidade de que bolhas vão se formar nos mercados acionários se a política monetária continuar expansionista", disseram os institutos em seus relatórios.

"Em outros mercados de ativos, como o imobiliário, existe este risco também", disseram eles.

Sob um programa de estímulos conhecido como "quantitative easing", que teve início no começo de março, o BCE busca comprar 60 bilhões de euros por mês de valores mobiliários (títulos, títulos lastreados em ativos e bônus cobertos) até setembro de 2016, ou para além disso se necessário para ver um ajuste sustentado na trejatória de inflação de volta na direção da meta do BCE de pouco abaixo de 2 por cento.

Os institutos disseram que as compras de títulos soberanos pelo BCE são de modo geral uma maneira adequada para combater riscos de deflação, mas acrescentaram: "A compra de títulos soberanos através do Eurossistema está associada a riscos consideráveis para a estabilidade financeira e a estabilidade das finanças públicas na zona do euro".

(Por Michelle Martin e Klaus Lauer)