IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Risco de forte reversão permanece, diz regulador global

18/04/2015 16h58

WASHINGTON, (Reuters) - O mundo se adaptou bem aos distintos níveis de crescimento e de expectativas de política monetária, mas o risco de "reversão aguda e desordenada" nos mercados permanece, disse neste sábado o presidente Conselho de Estabilidade Financeira Mark Carney.

"O risco de uma reversão aguda e desordenada permanece, dada a compressão do crédito e a liquidez dos prëmios de risco", disse Carney, cujo FSB supervisiona o sistema financeiro global, disse em comunicado a comitê do Fundo Monetário Internacional.

Carney, que é chefe do Banco da Inglaterra, disse que os participantes do mercado precisam estar atentas ao risco de menor liquidez do mercado, descontinuidade dos preços dos ativos, e contágio entre os mercados.

"O impacto da redução dos preços das commodities, o dólar mais forte e o crescimento econômico moderado podem levar a novos desafios para a capacidade de recuperação financeira de alguns mercados emergentes e economias em desenvolvimento, incluindo o risco de volatilidade do fluxo de capital", disse.

O FSB aprovou um plano de trabalho para identificar os riscos de estabilidade financeira associados à liquidez do mercado em mercados de renda fixa e atividades de gestão de ativos, disse ele. Também abordará questões de estabilidade das estruturas financeiras de longo prazo.

(Reportagem de Randall Palmer)