IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Alemanha insinua sobre preparação de Plano B para a Grécia

25/04/2015 11h26

RIGA (Reuters) - O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schaeuble, deu a entender neste sábado que Berlim está se preparando para um possível default grego, fazendo um paralelo com os planos secretos de reunificação alemã em 1989.

Em conversa com jornalistas após uma tensa reunião dos ministros das Finanças da zona do euro na Grécia, na sexta-feira, Schaeuble foi perguntado se os ministros das Finanças estavam trabalhando em um "Plano B" para o caso de as negociações sobre o financiamento de Atenas falharem.

"Você não deveria perguntar a políticos responsáveis sobre alternativas", respondeu Schaeuble, acrescentando que era necessário apenas usar a imaginação para prever o que poderia acontecer.

Ele indicou que se respondesse que os ministros estão trabalhando em um plano B -- o que fazer quando a Grécia ficar sem dinheiro e não puder pagar suas dívidas -- ele poderia gerar pânico.

Para explicar sua posição, ele fez um paralelo com o sigilo necessário durante a fase inicial dos planos para a reunificação alemã em 1989.

"Se, lá atrás, um ministro no comando -- eu era um deles -- dissesse de antemão, 'nós temos um plano para a reunificação', então o mundo todo provavelmente teria dito: 'os alemães enlouqueceram".

Na reunião dos ministros de sexta-feira, a Grécia foi fortemente criticada por se arrastar na preparação de reformas que desbloqueariam o financiamento de seus credores internacionais, apesar de Atenas estar ficando rapidamente sem dinheiro e, sem novos empréstimos, não ser capaz de pagar suas dívidas.

(Por Tom Körkemeier)