IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

CORREÇÃO(OFICIAL)-Gol diz que receita por passageiro caiu 5,7% no 1º trimestre

27/04/2015 10h24

SÃO PAULO (Reuters) - (Corrige título e texto com dados corrigidos pela Gol sobre Prask e yield)

A companhia aérea Gol informou nesta segunda-feira que seu yield, indicador que mede os preços de passagens, recuou 8 por cento no primeiro trimestre na base de comparação anual, contribuindo para que a receita por passageiro líquida, Prask, caísse 5,7 por cento no mesmo período.

A Gol já havia alertado para uma continuidade na tendência de queda do yield no primeiro trimestre, após o ritmo mais fraco da economia ter contribuído para uma baixa anual de quase 9 por cento do indicador durante o quarto trimestre.

O setor aéreo brasileiro tem destacado a menor demanda de clientes corporativos, que pagam preços mais altos de passagens. A queda do Prask da Gol no primeiro trimestre também ocorre em um momento marcado por iniciativas promocionais das companhias aéreas diante do enfraquecimento da demanda após o fim da alta temporada no início do ano.

Os dados de tráfego da Gol mostraram que, apenas em março, a demanda total da companhia recuou 0,4 por cento e a oferta caiu 0,3 por cento. Com isso, a taxa de ocupação ficou em 73,6 por cento, baixa de 0,1 ponto percentual contra o mesmo mês de 2014.

A tendência foi verificada nos voos domésticos, segmento no qual a demanda caiu 1,8 por cento e a oferta teve recuo de 1,6 por cento, enquanto nos voos internacionais houve crescimento em ambos os indicadores.

No primeiro trimestre, contudo, houve crescimento de 6,6 por cento na demanda do sistema total da companhia, enquanto a oferta avançou 4 por cento. A taxa de ocupação ficou em 78,1 por cento, avanço de 2 pontos percentuais sobre igual período do ano anterior.

Oferta e demanda subiram tanto no mercado doméstico quanto no internacional no primeiro trimestre.

O combustível de aviação ficou entre 1,95 e 2,02 reais por litro no primeiro trimestre, acrescentou a Gol.

(Por Priscila Jordão)