IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar interrompe série de quatro altas e cai 0,15% ante o real

27/05/2015 17h50

Por Bruno Federowski

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou com leve queda ante o real nesta quarta-feira, após ter operado em alta durante grande parte da sessão, acompanhando o movimento externo e reagindo a declarações do ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, que defendeu as medidas de ajuste fiscal.

O dólar recuou 0,15 por cento, a 3,1452 reais na venda, interrompendo série de quatro altas consecutivas. Segundo dados da BM&F, o giro financeiro ficou em torno de 904 milhões de dólares.

Operadores afirmaram não ver grandes novidades no discurso do ministro, mas aproveitaram a ocasião para corrigir excessos após a moeda acumular alta de quase 5 por cento nas últimas quatro sessões. As preocupações com os entraves ao reequilíbrio das contas públicas, segundo operadores, persistem.

O dólar norte-americano abriu o dia em alta globalmente, ainda reagindo a expectativas de que os juros comecem a subir neste ano nos Estados Unidos e a preocupações com a crise envolvendo a dívida grega. "Talvez junho esteja descartado, mas acredito que o mercado está mais e mais confortável com a ideia de que os juros vão subir ainda neste ano", afirmou o estrategista Neil Mellor, do Bank of New York Mellon.

No entanto, o dólar reduziu os ganhos na parte da tarde e passou a recuar em relação a outras moedas, como o euro. O alívio veio após a Grécia afirmar que começou a esboçar um acordo com seus credores e perdurou mesmo após autoridades da zona do euro negarem a informação.

Além disso, investidores venderam dólares durante a entrevista coletiva do ministro Nelson Barbosa, na qual defendeu o ajuste fiscal brasileiro. Especulações no mercado sobre possíveis atritos entre Levy e Barbosa sobre esse tema têm gerado apreensão, mesmo após a presidente Dilma Rousseff negar a existência de conflitos entre os dois.

O operador Luciano Copi, da corretora Correparti, afirmou em nota a clientes que o governo se encontra "entre a cruz e a espada" e ressaltou que, mesmo após a aprovação da Medida Provisória 665 no Congresso na véspera, "muita água vai passar ainda por baixo dessa ponte".

E a perspectiva é que a alta do dólar continue. O banco JPMorgan estimou que o valor justo do real seja de 3,26 por dólar.

Nesta manhã, o BC brasileiro vendeu a oferta total de swaps para rolagem dos contratos que vencem em junho. O BC já rolou o equivalente a 7,093 bilhões de dólares, ou cerca de 73 por cento do lote total, que corresponde a 9,656 bilhões de dólares.

(Reportagem adicional de Flavia Bohone)