IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Confiança do comércio volta a perder força e recua 0,3% em maio, aponta FGV

28/05/2015 08h55

SÃO PAULO (Reuters) - O Índice de Confiança do Comércio (Icom) caiu 0,3 por cento em maio, voltando a perder força após um alívio em abril, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira.

O índice atingiu 92,0 pontos em maio, contra 92,3 pontos em abril.

"A combinação de resultados da Sondagem do Comércio de maio sugere que o setor vem avaliando de forma extremamente desfavorável o nível de atividade do segundo trimestre de 2015, mas começa a vislumbrar, gradualmente, alguma perspectiva de melhora no ambiente do negócios ao longo dos próximos meses", avaliou o superintendente adjunto para ciclos econômicos da FGV/IBRE, Aloisio Campelo Jr.

Segundo a FGV, o Índice de Situação Atual (ISA-COM) teve queda de 7,9 por cento sobre abril, para 61,8 pontos, mínima da série histórica iniciada em março de 2010. Por sua vez, o Índice de Expectativas (IE-COM) subiu 4,1 por cento, para 122,2 pontos.

O comércio brasileiro vem enfrentando dificuldades neste ano diante da inflação alta e dos juros elevados. Em março, as vendas no varejo recuaram 0,9 por cento sobre fevereiro, encerrando o primeiro trimestre com o resultado mais fraco em 12 anos.

(Por Camila Moreira)