IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Governo decide incluir aeroporto de Fortaleza em programa de concessões, diz fonte

28/05/2015 13h05

Por Luciana Otoni

BRASÍLIA (Reuters) - O Aeroporto de Fortaleza (CE) foi escolhido pelo governo federal para integrar o programa de concessões de infraestrutura que será anunciado em 9 de junho, informou à Reuters uma fonte do governo com informações sobre o assunto.

"Havia uma discussão no governo para inclusão de mais um aeroporto no programa de concessões e essas negociações giravam em torno dos aeroportos de Fortaleza, Natal (RN) e Recife (PE) e a escolha foi por Fortaleza", disse a fonte.

A decisão foi acertada em reunião ocorrida na quarta-feira no Palácio do Planalto e da qual participaram os ministros do Planejamento, Nelson Barbosa; da Fazenda, Joaquim Levy; dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues; e da Casa Civil, Aloizio Mercadante.

Também estiveram presentes representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Banco do Brasil, da estatal ferroviária Valec e ainda da Advocacia Geral da União (AGU).

Com isso, além dos aeroportos de Salvador (BA), Porto Alegre (RS) e Florianópolis, também a capital do Ceará passa a integrar a lista dos terminais que serão incluídos no pacote de investimento em logística.

Segundo a fonte, que falou em condição de anonimato, a gestão do Aeroporto de Fortaleza será transferida à iniciativa privada para que se transforme em um hub para voos europeus no Nordeste.

Na quarta-feira, Barbosa disse que o governo federal continua negociando as condições do programa de concessão.

Segundo ele, o BNDES continuará a ter relevância no financiamento da infraestrutura e que a tendência é que os projetos que apresentarem o maior volume de debêntures tenham acesso a maiores percentuais de financiamento pelo banco de fomento custeados com a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP).

(Por Luciana Otoni)