IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

ONS vê chuvas abaixo da média nas áreas de hidrelétricas do Sudeste em julho

26/06/2015 13h19

SÃO PAULO (Reuters) - O Operador Nacional do Sistema (ONS) estimou em 85 por cento da média histórica as chuvas nos reservatórios das hidrelétricas do Sudeste em julho, segundo o Informe do Programa Mensal de Operação divulgado nesta sexta-feira.

O documento estima carga de energia em julho estável em relação ao mesmo mês de 2014, em cerca de 61 mil megawatts médios, no Sistema Interligado Nacional.

Com isso, o ONS prevê que as hidrelétricas do Sudeste devem encerrar julho com 34,7 por cento da capacidade de armazenamento, um recuo de 3,3 pontos percentuais em relação ao nível registrado na quinta-feira.

A região Sudeste, que mais consome energia no país, abriga também os principais reservatórios hidrelétricos.

O custo marginal de operação do sistema no Sudeste, Centro-Oeste e Norte ficou em uma média semanal de 374,24 reais por megawatt-hora para a semana entre 27 de junho e 3 de julho.

Já o Preço de Liquidação das Diferenças (PLD), utilizado no mercado de curto prazo de energia elétrica, ficou em uma média de 378 reais por megawatt-hora para todos submercados, com alta de 4 por cento frente à semana anterior, disse a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Segundo a instituição, "a elevação foi ocasionada especialmente pela previsão de vazões menos otimistas" para o sistema, embora a redução de carga esperada para a próxima semana tenha atenuado o viés de alta.

(Por Luciano Costa)