IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bancos gregos podem continuar solventes por dias após calote, diz supervisor

30/06/2015 08h28

Por Jonathan Gould

FRANKFURT (Reuters) - Os bancos da Grécia podem não ser declarados insolventes por vários dias após um calote, disse um supervisor do Banco Central Europeu (BCE), oferecendo a perspectiva de algum respiro temporário antes do referendo no país.

As declarações de Felix Hufeld, que chefia o regulador bancário alemão Bafin e tem assento no conselho de supervisão bancária do BCE, ressaltam a gravidade da situação diante dos bancos da Grécia imediatamente após o não pagamento da dívida ao Fundo Monetário Internacional e o fim do programa de resgate.

Mas elas também indicam que o BCE pode não declarar os bancos falidos imediatamente e assim cortar o acesso deles a financiamento do banco central antes da votação sobre o resgate no domingo.

A retirada deste suporte causaria o colapso dos bancos e empurraria a Grécia rumo à saída do euro. Os comentários de Hufeld sinalizam que tal medida não deve ser tomada nesta semana, e sim mais tarde.

Questionado sobre por quanto tempo os bancos gregos poderiam se sustentar se o país não fizer o pagamento de 1,6 bilhão de euros ao Fundo Monetário Internacional (FMI) nesta terça-feira, Hufeld que eles poderiam ser considerados solventes por até cinco dias.

"É uma questão de dias", disse ele. "Pode-se discutir por horas se são dois, três, quatro ou cinco dias."

(Por Jonathan Gould)