IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petrobras anuncia venda de 20% de participação em Bijupirá e Salema por US$ 25 mi

01/07/2015 21h42

SÃO PAULO (Reuters) - A Petrobras anunciou na noite desta quarta-feira a venda à PetroRio (ex-HRT) de sua participação de 20 por cento nas concessões dos campos de Bijupirá e Salema, atualmente operados pela Shell, por 25 milhões de dólares como parte do Plano de Desinvestimento da estatal.

Os campos estão localizados na Bacia de Campos, em lâminas d'água variando de 480 metros a 850 metros, e têm produção diária média de 22 mil barris de óleo e de 325 mil metros cúbicos de gás associado. O óleo extraído é do tipo leve de 28 graus a 31 graus API.

Segundo a Petrobras, a operação está relacionada à

otimização do portfólio na área de Exploração e Produção e alinhada ao Plano de Negócios e Gestão 2015-2019.

A Petrobras informou ainda que a conclusão da transação está sujeita à aprovação da cessão de direitos pelo Conselho

Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e pela Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP).

Em comunicado separado, a PetroRio disse que já havia celebrado com a Shell um contrato de compra e venda para adquirir 80 por cento desses campos em janeiro.

Assim, após a aprovação da transação pelos órgãos reguladores, a companhia passará a deter 100 por cento de participação em Bijupirá e Salema e será a operadora dos campos.

Segundo a PetroRio, o valor total da transação será pago em dinheiro, sendo 20 por cento com recursos próprios e 80 por cento mediante operação de financiamento estruturado.

 

(Por Bruno Marfinati)