IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petrobras conclui perfuração do 2º poço de extensão de Carcará, diz sócia

02/07/2015 18h16

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Petrobras concluiu a perfuração do segundo poço de extensão de Carcará, na Bacia de Santos, no Bloco BM-S-8, Bacia de Santos, onde foi identificada acumulação de óleo leve nos reservatórios do pré-sal, informou nesta quinta-feira a Queiroz Galvão Exploração e Produção (QGEP), sócia na área.

O poço, informalmente conhecido como Carcará Norte, comprovou a extensão para norte da descoberta de óleo leve, com 31° API, em reservatórios carbonáticos de "excelente qualidade", de acordo com a QGEP. Quanto maior o grau na escala API, mais leve e valioso é o petróleo.

Carcará Norte, que atingiu a profundidade final de 6.338 metros, está localizado na área do Plano de Avaliação da Descoberta (PAD) de Carcará, a cerca de 229 km do litoral do Estado de São Paulo e a cerca de 5 km ao norte do poço descobridor, em profundidade de água de 2.072 metros.

A avaliação da produtividade dos reservatórios no poço está programada para o segundo semestre. Segundo a QGEP, a sonda utilizada está sendo deslocada para dar continuidade às atividades do primeiro poço de extensão, Carcará Noroeste.

A Petrobras é operadora do consórcio que explora Carcará, com 66 por cento da participação, e tem como sócias a portuguesa Galp (14 por cento), Barra Energia (10 por cento) e QGEP (10 por cento).

(Por Marta Nogueira)