IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Chuva nos reservatórios do Sudeste em julho deve ser de 101% da média, diz ONS

03/07/2015 14h02

SÃO PAULO (Reuters) - O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) elevou a estimativa de chuvas nos reservatórios das hidrelétricas da região Sudeste/Centro-Oeste em julho para 101 por cento da média, ante previsão anterior de 85 por cento, de acordo com Informe do Programa Mensal de Operação divulgado nesta sexta-feira.

Já a expectativa para a carga de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) foi estabelecida em queda de 1,1 por cento em julho, na comparação anual, com baixa de 3,3 por cento na região Sudeste/Centro-Oeste.

"O comportamento da carga do SIN reflete sobretudo o baixo

desempenho da indústria, que vem realizando ajustes no nível de

produção, diante do aumento de estoques e da diminuição da

demanda interna... Observa-se, ainda, redução no nível de atividade do setor de comércio e serviços", informou o ONS, em boletim divulgado nesta sexta-feira.

O órgão citou também a elevação das tarifas de energia elétrica registrada neste ano como fator que pesa sobre a demanda, principalmente no Sudeste e no Sul, que tiveram os maiores reajustes.

Com mais chuvas e menor consumo, o operador estima que o nível das hidrelétricas do Sudeste, que concentram a capacidade de armazenamento do sistema, deve encerrar julho em 35,8 por cento, contra projeção de 34,7 por cento na semana anterior.

No Sul, a expectativa é que os lagos das hidrelétricas alcancem 75,1 por cento, e no Norte, 77 por cento, ante previsões anteriores de 70,9 por cento e 78 por cento, respectivamente.

(Por Luciano Costa)