IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Senado pode votar na 4ª projeto que retira participação obrigatória da Petrobras no pré-sal

PAULO WHITAKER
Imagem: PAULO WHITAKER

07/07/2015 18h34

BRASÍLIA (Reuters) - O Senado pode votar o projeto que desobriga a Petrobras na quarta-feira, disse o líder do governo na Casa, Delcídio do Amaral (PT-MS).

O líder espera que o debate ocorra após a análise de duas medidas provisórias que trancam a pauta.

"A intenção é votar amanhã. Então nós vamos ter um grande debate aí", disse Delcídio a jornalistas após reunião de líderes de bancadas com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que também confirmou a tentativa de votar a proposta na quarta-feira.

"Amanhã a ideia é votar as medidas provisórias e tentar votar também o projeto. Não é simples, mas a gente vai tentar, está na pauta, está em urgência", explicou o líder do governo.

O projeto desobriga a Petrobras de deter ao menos 30 por cento de participação nos consórcios que exploram blocos de petróleo na camada pré-sal e de ser a operadora única desses blocos.

Críticos dessa obrigatoriedade afirmam que ela engessa a estatal, que vive um momento de dificuldade financeiro em meio a um escândalo bilionário de corrupção na companhia. Defensores da participação mínima garantem que a empresa está se recuperando e terá receitas para bancar ao menos os 30 por cento de participação nos blocos.

Na semana passada, uma fonte do governo disse à Reuters que o governo já dá como certa a derrota com a aprovação da  mudança no Congresso, mas que buscará uma alternativa de meio termo à proposta.

 

(Reportagem de Maria Carolina Marcello e Eduardo Simões)