IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

UE e FMI fazem avaliação positiva de pedido grego de resgate, diz fonte

10/07/2015 21h17

BRUXELAS (Reuters) - Autoridades da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional fizeram uma avaliação positiva do pedido do governo grego sobre um novo resgate, disse uma pessoa próxima ao assunto nesta sexta-feira, o que torna provável que eles vão concordar no sábado em abrir negociações sobre um empréstimo de dezenas de bilhões de euros adicionais à Grécia.

Especialistas da Comissão Europeia, do Banco Central Europeu e do FMI passaram a sexta-feira fazendo uma revisão do caso grego sobre ajuda e propostas de reformas econômicas do primeiro-ministro Alexis Tsipras, que serão condições para qualquer empréstimo.

A avaliação positiva, juntamente com uma conclusão de que Atenas atualmente precisa de cerca de 74 bilhões de euros para cumprir com suas obrigações, formarão parte fundamental das discussões entre os ministros das Finanças da zona euro durante reunião em Bruxelas no sábado.

Com os bancos gregos fechados e sujeitos a controles de capital na última semana, a incapacidade de chegar a um novo programa após cinco meses de negociações ameaçou deixar a Grécia de fora da zona do euro, de 19 Estados, alarmando os líderes da UE, que programaram uma cúpula de emergência para o domingo.

Uma fonte da zona euro, que tem sido cética sobre o compromisso do governo de esquerda com um novo programa de reformas, disse que agora é "100 por cento certo" de que os ministros vão concordar em iniciar as negociações. Eles também irão considerar uma ajuda de curto prazo para Atenas.

(Reportagem de Jan Strupczewski)