IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Indústrias de frango do Brasil elevam projeção para exportações em 2015

Por Gustavo Bonato
Imagem: Por Gustavo Bonato

14/07/2015 12h30

Por Gustavo Bonato

SÃO PAULO (Reuters) - As exportações de carne de frango do Brasil deverão crescer 5 por cento em 2015, com o país ganhando espaço deixado pelos Estados Unidos e com abertura de novos mercados, projetou nesta terça-feira a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Neste cenário, os embarques deverão atingir 4,3 milhões de toneladas no fechamento do ano, um recorde que supera o de 2014, após exportações de 1,99 milhão de toneladas no primeiro semestre --2 por cento de aumento ante os seis primeiros meses de 2014.

A projeção anterior, feita pela ABPA no início do ano, era de um crescimento de 3 por cento nas exportações. Isso antes de algumas importantes regiões produtoras dos EUA serem impactadas por uma crise de gripe aviária.

As exportações de carne de frango dos EUA, concorrente do Brasil no mercado internacional, tiveram queda de 8,5 por cento nos volumes entre janeiro e maio, equivalente a 350 mil toneladas no período, segundo dados citados pela ABPA.

"Isso chama o Brasil para ser o grande repositor dessa falta de mercadoria", disse o presidente da ABPA, Francisco Turra, em encontro com jornalistas em São Paulo.

O Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo, seguido pelos EUA, cujas exportações foram afetadas após importantes países consumidores colocarem restrições às importações do produto norte-americano devido a uma forma virulenta da gripe aviária ter sido encontrada no coração da região avícola do país.

A expectativa da associação é que os embarques de julho batam novo recorde, rompendo a barreira de 400 mil toneladas, superando a marca anterior, de 395,7 mil toneladas, em junho.

Conforme a entidade, o segundo semestre oferecerá ainda mais espaço para captura de participação deixada pelos EUA, após países consumidores consumirem seus estoques internos.

Entre os grandes exportadores de carne de frango do Brasil estão BRF e a JBS, esta última com operações avícolas também nos EUA.

ABERTURAS

Outro fator que deverá ajudar os embarques brasileiros é a abertura recente de Malásia e Paquistão.

Além disso, Mianmar --país do sudeste asiático com cerca de 50 milhões de habitantes-- oficializou nesta terça-feira a abertura de seu mercado para carnes de frango e bovinas do Brasil, informou a ABPA.

Com esses três novos mercados, chega a 158 o número de países abertos para a carne de frango do Brasil.

"Pode até chegar no fim do ano e ter uma surpresa melhor ainda (acima de 5 por cento de crescimento)", destacou o vice-presidente de aves da ABPA, Ricardo Santin.

Também há boas expectativas para a China, que vem aumentando as importações e deverá habilitar compras de sete novas unidades do Brasil nos próximos meses.

Em relação à produção no país, a ABPA estimou que 2015 termine com aumento de 2 a 3 por cento, para 13 milhões de toneladas.

FATURAMENTO

O Brasil encerrou o primeiro semestre com receita de 3,42 bilhões de dólares das exportações de carne de frango, queda de 9,4 por cento na comparação com o primeiro semestre, em meio a uma forte queda dos preços internacionais.

Já a receita em reais subiu 18 por cento no mesmo período, o que é, efetivamente, a principal boa notícia para as indústrias, na avaliação da ABPA.

Os representantes da entidade evitaram realizar projeções para o faturamento das exportações nos próximos meses, tendo em vista as incertezas sobre o mercado global e sobre a taxa de câmbio no Brasil.