IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Zona do euro enfrenta dificuldades para empréstimo de emergência à Grécia

Jan Strupczewski

14/07/2015 09h34

BRUXELAS (Reuters) - Autoridades financeiras da zona do euro enfrentavam dificuldades nesta terça-feira para achar uma maneira de garantir que a Grécia pague seus débitos ao Banco Central Europeu (ECB) na próxima semana, com ao menos seis opções na mesa, mas nenhuma livre de problemas.

A Grécia precisa de 3,5 bilhões de euros até a próxima segunda-feira para resgatar títulos vencendo com o BCE. Antes de efetuar o pagamento, no entanto, Atenas precisa liquidar uma parcela atrasada de mais de 2 bilhões de euros ao Fundo Monetário Internacional.

No geral, a Grécia precisa de 7 bilhões de euros em julho e outros 5 bilhões em meados de agosto, estimam seus credores oficiais.

"Isso está cheio de armadilhas", disse o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, nas conversas iniciais da reunião dos 28 ministros das Finanças da União Europeia.

"Estamos procurando todos os instrumentos e fundos que podemos usar e parece que todos eles têm algum tipo de desvantagem ou impossibilidade ou objeções legais, então ainda estamos trabalhando nisso," disse ele.

Especialistas levantaram seis possibilidades para tal empréstimo-ponte, disse o ministro das Finanças da Finlândia, Alexander Stubb, até a Grécia negociar um terceiro resgate completo de 86 bilhões de euros em aproximadamente cinco semanas.