IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Lucro da portuguesa Galp Energia supera expectativas

27/07/2015 07h54

LISBOA (Reuters) - A portuguesa Galp Energia teve lucro líquido trimestral ajustado quase três vezes maior que o ano anterior, superando estimativas, e elevou suas projeções de lucros antes de impostos para o ano em quase 20%.

A melhora ocorreu devido a uma recuperação das margens de refinarias e um forte aumento na produção de petróleo no Brasil, onde a Galp espera que uma nova plataforma de produção de petróleo offshore na área de Iracema Norte inicie o bombeamento de petróleo nos próximos dias, um trimestre antes do previsto.

Duas outras plataformas de produção e armazenamento estão a caminho de começar a produzir no campo de Lula/Iracema no primeiro semestre do ano que vem, disse a Galp em apresentação.

A Galp, que disse no início deste mês que a produção de petróleo no segundo trimestre aumentou 65%, elevou sua projeção para o Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de 2015 para entre 1,3 bilhão e 1,5 bilhão de euros, ante 1,1 bilhão e 1,3 bilhão de euros.

A Galp teve lucro líquido de 189 milhões de euros entre abril e junho, alta de 68 milhões de euros em relação há um ano. O Ebitda subiu 64%, para 446 milhões de euros. Os resultados são ajustados para refletir mudanças nos estoques de petróleo da companhia.

Analistas consultados pela Reuters previram, na média, um lucro ajustado de 150 milhões de euros e Ebitda de 433 milhões de euros.

(Por Andrei Khalip)