IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Banco central russo suspende compras para repor reservas internacionais

29/07/2015 10h04

MOSCOU (Reuters) - O banco central da Rússia disse nesta quarta-feira que suspendeu suas operações de reposição de reservas internacionais na terça-feira por causa de uma alta na volatilidade do mercado.

"O Banco da Rússia a partir 28 de julho suspendeu suas operações do plano de reposição das reservas internacionais, o que está relacionado ao aumento da volatilidade no mercado de moeda doméstica," disse o banco em declaração.

O banco "tem repetidamente salientado que irá minimizar a influência de suas operações para repor reservas internacionais no mercado cambial, corrigindo operacionalmente o volume de compras de moeda estrangeira," disse em comentários por e-mail explicando a decisão.

O banco começou a fazer compras diárias de moeda estrangeira em maio como parte de uma estratégia de longo prazo para repor suas reservas internacionais.

Ele disse no lançamento das operações que iria comprar entre 100 e 200 milhões de dólares por dia, mas normalmente comprou 200 milhões diários.

Não está claro por quanto tempo o banco central pretende suspender suas compras no câmbio, mas o tom dessas declarações é similar ao de quando suspendeu pela última vez estas operações em 5 de junho. Na ocasião, ele também citou a volatilidade, mas o banco retomou as compras após um dia útil.

(Elena Fabrichnaya e Alexander Winning)