IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fed vê melhora na economia e no mercado de trabalho dos EUA

Por Howard Schneider e Michael Flaherty
Imagem: Por Howard Schneider e Michael Flaherty

Howard Schneider e Michael Flaherty

29/07/2015 15h27

Por Howard Schneider e Michael Flaherty

WASHINGTON (Reuters) - A economia dos Estados Unidos e o mercado de trabalho continuam se fortalecendo, afirmou o Federal Reserve nesta quarta-feira, deixando a porta aberta para um possível aumento de juros na próxima reunião sobre política monetária, em setembro.

Ao final da reunião de dois dias, os membros do Fed disseram que sentiram que a economia tinha superado a desaceleração do primeiro trimestre e estava "expandindo moderadamente", apesar das dificuldades no setor de energia e em outros países.

O banco central acenou em particular para "sólidos ganhos de vagas" nos últimos meses.

"No geral, uma série de indicadores do mercado de trabalho sugere que a subutilização dos recursos de trabalho diminuiu desde o início deste ano", disse o Fed em comunicado de política no qual deixou inalterada a taxa de juros.

Essa linguagem marca uma melhora em sua visão das condições de trabalho desde a reunião de junho, quando disse que a ociosidade havia "diminuído um pouco".

O comunicado pode fortalecer as expectativas de alta dos juros na reunião de setembro do Fed. O banco central tem mantido os juros no nível perto de zero desde dezembro de 2008 como parte de seus esforços para estimular a economia depois da crise financeira de 2007-2009.

Entretanto, o Fed não deu um sinal claro sobre seus planos. Em vez disso, afirmou que quer ver "mais melhora no mercado de trabalho", e ter mais confiança de que a inflação baixa subirá para sua meta de 2 por cento no médio prazo.

"O Fed está dando pequenos passos na direção da alta. Melhoras suficientes aconteceram no mercado de trabalho e o Fed só precisa de um pouco mais de evidências para dizer que é a hora. É o cenário de inflação que continua a ser como um espelho distorcido", disse o estrategista-chefe de portfólio do Wells Fargo Funds Management, Brian Jacobsen.

O comunicado de política também manteve a linguagem dizendo que os riscos estão "quase equilibrados", sugerindo que o Fed ainda está mais preocupado com uma nova contração econômica do que alta rápida da inflação.

A maioria dos economistas projeta que o crescimento econômico dos EUA vai acelerar após um primeiro semestre fraco e que o Fed dará início a seu aperto monetário em setembro, segundo pesquisa da Reuters.

"Em linha com nossas estimativas, o Fed não se colocou em uma posição em que tem que elevar (os juros) na próxima reunião. Há muito tempo entre agora e setembro para as autoridades prepararem os mercados para uma alta em setembro", disse o estrategista-chefe do BTIG Dan Greenhaus.