IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Lucro da Vale vem 4 vezes acima da expectativa

Por Gustavo Bonato e Marta Nogueira
Imagem: Por Gustavo Bonato e Marta Nogueira

30/07/2015 07h11

Por Gustavo Bonato e Marta Nogueira

SÃO PAULO/RIO DE JANEIRO (Reuters) - A mineradora Vale reportou nesta quinta-feira um lucro líquido que superou em quatro vezes as previsões do mercado, após três trimestres consecutivos de prejuízos, com a ajuda de maiores preços realizados na venda de minério de ferro e reduções em custos e despesas, além de uma produção histórica.

Em dólares, o lucro líquido foi de 1,675 bilhão no segundo trimestre, ante estimativa média do mercado de 408 milhões de dólares, segundo pesquisa da Reuters.

A empresa afirmou que a receita que trouxe bons resultados no período deverá ser aperfeiçoada nos próximos anos, visando maior competitividade diante de cenário de preços deprimidos de minério de ferro, com perspectivas de aumento da produção global e um crescimento mais lento da China.

"Nós lutamos tanto por isso e agora a gente começa a colher os frutos, e a gente acredita que isso vai se intensificar. Nós estamos tornando a empresa cada vez mais competitiva", afirmou o presidente da Vale, Murilo Ferreira, em teleconferência com analistas e investidores.

O resultado de 5,144 bilhões de reais no segundo trimestre de 2015 foi 61 por cento superior ao registrado no mesmo trimestre de 2014. Nos primeiros três meses deste ano, houve prejuízo líquido de 9,538 bilhões de reais.

Ferreira acrescentou que a empresa mostra "claramente" compromisso com redução de custos e maior eficiência, citando empreendimentos que estão sendo finalizados com orçamento abaixo do projetado.

Durante teleconferência, o diretor de ferrosos da empresa, Peter Poppinga, disse que, em relação à redução de custos em minério de ferro, a companhia "está apenas começando", e acrescentou que a produção da commodity subirá em 2016 em relação ao total registrado neste ano, mas os volumes extraídos ficarão abaixo do indicado anteriormente.

Ele citou que, pela evolução dos trabalhos em Itabiritos, Minas Gerais, e pela maior participação de Carajás, no Pará, a companhia aumentará em 0,5 por cento em 2016 o teor de ferro, o que a preços atuais representaria um torno de 200 milhões de dólares a mais na receita.

Após disparar na abertura mais 6 por cento, a ação preferencial da Vale operava em baixa de 1,6 por cento, por volta das 13h, enquanto o Ibovespa caía 0,75 por cento.

A companhia anunciou ainda nesta quinta-feira que concluiu a venda de quatro navios gigantes de minério de ferro para a China Merchants e também a venda de fatia minoritária da subsidiária Minerações Brasileiras Reunidas (MBR) para um fundo de investimentos do Bradesco BBI por 4 bilhões de reais.

Para Ferreira, o anuncio de desinvestimentos mostra "claramente" a prudência da empresa com o endividamento. Segundo o executivo, outras vendas serão anunciadas no futuro.

GERAÇÃO DE CAIXA

O Ebitda ajustado da companhia, importante indicador da geração de caixa, somou 6,817 bilhões de reais no segundo trimestre, ante 9,136 bilhões no mesmo período de 2014.

Em relatório enviado a clientes, o Citi destacou que o Ebitda da companhia foi 12 por cento acima da expectativa do banco.

"O desempenho superior veio de minério de ferro, onde os preços realizados melhoraram fortemente", afirmou o Citi no relatório assinado pelos analistas Alexander Hacking e Thiago Ojea. "A administração está cumprindo suas promessas."

Os resultados em minerais ferrosos --majoritariamente minério de ferro-- teve impacto positivo de 634

milhões de reais dos menores custos, 563 milhões de reais dos melhores preços realizados e ganhos de 431 milhões dos maiores volumes comercializados.

Na divisão de minerais ferrosos, a mais importante da companhia, o Ebitda ajustado foi de 5,583 bilhões no segundo trimestre, aumento de 2,663 bilhões ante o trimestre imediatamente anterior.

ESTRATÉGIA

Os números divulgados nesta quinta mostram que a maior produtora global de minério de ferro permanece firme da estratégia de brigar por participação de mercado, em um cenário de preços baixos da commodity.

Em vídeo publicado na internet, o diretor-executivo de Finanças e Relações com Investidores, Luciano Siani, comemorou o resultado e prometeu melhorias para os próximos resultados.

"A Vale então vem se tornando cada vez mais competitiva, e essa será a tônica dos trimestres seguintes, resultados crescentes, margens crescentes, apesar do cenário desafiador de preços", disse o executivo.

A Vale destacou que o preço dos finos de minério de ferro foram de 50,6 dólares por tonelada no segundo trimestre, ante 46 dólares no primeiro trimestre, em contraste com uma queda nos preços médios verificados no mercado.

Ainda assim, a Vale sente os efeitos da queda acentuada do mercado global de minério de ferro no último ano, em meio a uma crescente oferta e desaceleração na demanda chinesa.

O preço médio realizado pela companhia um ano atrás era de 84,6 dólares por tonelada.

Os custos do minério entregue na China, ajustados pela qualidade e umidade, diminuíram para 39,1 dólares por tonelada no segundo trimestre, contra 43,4 dólares no primeiro trimestre, destacou a companhia.

Como exemplo, a Vale citou que o preço do frete em dólares foi reduzido em 2,3 por cento, devido à renegociação de

contratos de afretamento.