IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Vale vende 36,4% da MBR para fundo do Bradesco BBI por R$4 bi

30/07/2015 09h44

SÃO PAULO/RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Vale anunciou nesta quinta-feira que fechou a venda de 36,4 por cento do capital da subsidiária Minerações Brasileiras Reunidas (MBR) para um fundo de investimentos do Bradesco BBI por 4 bilhões de reais.

"Essa transação reforça o compromisso da Vale em preservar sua solidez financeira, principalmente nesse momento em que conduz o maior programa de investimento de sua história", afirmou a mineradora em fato relevante.

A MBR é uma subsidiária da qual a Vale era proprietária de 98,3 por cento do capital total até o anúncio da transação desta quinta-feira, que está sujeita à aprovação de autoridades regulatórias do Brasil.

Após a conclusão da operação, a Vale será proprietária, direta e indiretamente, de 61,9 por cento do capital total e de 98,3 por cento do capital com direito a voto da MBR.

A Vale também deterá uma opção de compra das ações do fundo FIP Plus II, cujas cotas são detidas atualmente pelo Bradesco BBI.

A MBR tem ativos para produção, transporte e embarque portuário do minério de ferro, dentre os quais se incluem minas e unidades industriais que foram responsáveis pela produção de cerca de 65 milhões de toneladas de minério de ferro em 2014.

A MBR possui também o Terminal Marítimo de Ilha Guaíba e uma participação de 32,9 por cento na MRS Logística.

RELAÇÕES ENTRE AS EMPRESAS

Os ativos da MBR operam de forma integrada ao sistema de produção, transporte e embarque portuário da Vale conhecido como Sistema Sul e estão arrendados à Vale até o ano de 2037, explicou a mineradora.

Pelo contrato de arrendamento entre a Vale e a MBR, a Vale é responsável por toda a operação e comercialização do minério de ferro produzido nos ativos arrendados, bem como pelo pagamento do valor do arrendamento à MBR, que é devido trimestralmente.

O valor do arrendamento é baseado no volume de produção de minério oriundo dos ativos detidos pela MBR e arrendados para a Vale e no preço médio do minério de ferro praticado no mercado internacional no trimestre de referência.

De acordo com a Vale, a MBR é responsável por prover os recursos necessários à realização do plano de investimentos acordado entre as partes para preservação da capacidade produtiva dos ativos arrendados.

A Vale disse ainda que em um cenário de preços como o atual, com o índice "Platts IODEX Iron ore fines 62 por cento Fe CFR North China" em torno de 55 dólares por tonelada de peso seco, a Vale pagaria à MBR a título de arrendamento um valor de 30,1 dólares por tonelada métrica base úmida (wmt) produzida a partir dos ativos arrendados da MBR.

"Considerando as demonstrações financeiras consolidadas da Vale, o valor pago à MBR pelo arrendamento não impactará o Ebitda da companhia", disse a Vale, referindo-se ao lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação.

(Por Gustavo Bonato e Marta Nogueira; Edição de Cesar Bianconi)