IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Wall St cai por recuo dos preços do petróleo e preocupações com China

03/08/2015 18h17

Por Noel Randewich

(Reuters) - O mercado acionário dos Estados Unidos fechou em queda nesta segunda-feira, com o tombo dos preços do petróleo derrubando as ações do setor de energia para mínima em três anos e com dados do setor industrial da China aumentando as preocupações sobre o enfraquecimento do crescimento na segunda maior economia do mundo.

O índice Dow Jones caiu 0,52 por cento, a 17.598 pontos, enquanto o S&P 500 perdeu 0,28 por cento, a 2.098 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuou 0,25 por cento, a 5.115 pontos.

As ações de energia registraram a maior queda entre os principais setores do S&P 500. As ações da Exxon Mobil e da Chevron, que também divulgaram resultados abaixo do esperado na sexta-feira, lideraram as baixas.

Os preços do petróleo caíram após novas evidências de aumento do excesso de oferta e dados destacando a desaceleração da demanda na China. Os preços do petróleo caminham para registrar o terceiro trimestre mais fraco desde a crise financeira em 2008.

Nos Estados Unidos, os gastos dos consumidores tiveram o menor ganho em quatro meses, enquanto o ritmo de crescimento do setor industrial desacelerou em julho.

A atividade nas fábricas chinesas encolheu no mês passado, frustrando as expectativas do mercado, mostrou uma pesquisa. Preocupações sobre a economia da China influenciaram as ações do setor industrial nos EUA, assim como os papéis da Apple, que depende do país asiático para grande parte de suas vendas de iPhone.

Um relatório da empresa de pesquisa em mercado Canalys mostrou que a Apple perdeu alguma participação de mercado de smartphone na China no segundo trimestre. As ações da empresa caíram 2,36 por cento, pesando no Nasdaq e no S&P 500.

"É uma combinação de ações de energia, depois industriais e agora de tecnologia que se juntaram à tendência de baixa", disse o estrategista-chefe de mercados da National Securities, Donald Selkin.