IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Smiles tem alta de 39,5% no lucro líquido do 2º trimestre

04/08/2015 18h48

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Smiles, empresa de redes de fidelidade de clientes da Gol, teve lucro líquido de 89,4 milhões de reais no segundo trimestre, alta de 39,5 por cento na comparação anual, apoiada em um forte crescimento das receitas, disse a empresa nesta terça-feira.

A companhia informou que teve alta de 80,9 por cento no faturamento líquido do segundo trimestre, a 275,5 milhões de reais, enquanto os resgates de milhas dispararam cerca de 28 por cento no período.

Para o setor, a alta dos resgates é inicialmente positiva na medida em que as empresas do ramo lucram no momento em que realizam a diferença entre o que pagaram por produtos ou passagens aéreas e o que cobram em pontos dos usuários.

Na véspera, a rival Multiplus informou alta de 36,5 por cento no lucro líquido do segundo trimestre, a 109,3 milhões de reais, e um crescimento nos resgates de pontos de 19,4 por cento.

O balanço da Smiles foi impactado por queda de 20,9 por cento no resultado financeiro após a operação de redução de capital de 1 bilhão de reais promovida pela companhia

O acúmulo de milhas dos usuários da Smiles cresceu 31,5 por cento ano a ano. Excluindo milhas da Gol, o crescimento foi de 38,5 por cento.

Porém, no comparativo sequêncial, o acúmulo de milhas Smiles apresentou desaceleração, crescendo a um ritmo de 4,3 por cento entre o primeiro e segundo trimestres deste ano ante taxa de 26 por cento registrada entre os três últimos meses de 2014 e o primeiro quarto deste ano.

Em meados deste mês, o presidente da Multiplus, Roberto Medeiros, citou que os efeitos adversos do cenário econômico sobre os consumidores estava causando uma desaceleração no acúmulo de pontos e milhas, em um movimento desafavorável no longo prazo para as empresas de redes de fidelidade.

No balanço da Smiles, a companhia afirmou que o número de participantes no programa cresceu 7,8 por cento no segundo trimestre, chegando a 10,7 milhões.

(Por Juliana Schincariol)