IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

IGP-DI desacelera alta e sobe 0,58% em julho, diz FGV

07/08/2015 08h41

SÃO PAULO (Reuters) - O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) subiu 0,58 por cento em julho, ante elevação de 0,68 por cento em junho, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV), nesta sexta-feira.

Levantamento da Reuters mostrou que, pela mediana de 23 previsões, o indicador teria alta de 0,64 por cento em julho.

O IGP-DI é usado como referência para correções de preços e valores contratuais, sendo o indexador das dívidas dos Estados com a União. O índice também é diretamente empregado no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) e das contas nacionais em geral.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI) registrou inflação de 0,61 por cento, após apresentar alta em junho de 0,43 por cento. O índice responde por 60 por cento do IGP-DI.

Por sua vez, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-DI), registrou alta de 0,53 por cento, ante avanço de 0,82 por cento em junho. O índice mede a evolução dos preços às famílias com renda entre um e 33 salários mínimos mensais e corresponde a 30 por cento do IGP-DI.

Segundo a FGV, o resultado do IPC foi influenciado principalmente pelo grupo Despesas Diversas, que desacelerou o avanço para 0,30 por cento no mês passado, ante 3,70 por cento no período anterior. A FGV destacou, nesse grupo, o comportamento do item jogo lotérico, que ficou estável em julho contra alta de 29,266 por cento em junho.

Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-DI) avançou 0,55 por cento em julho, após marcar alta de 1,84 por cento em junho. O índice representa 10 por cento do IGP-DI.

O IGP-DI é usado como referência para correções de preços e valores contratuais. Também é diretamente empregado no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) e das contas nacionais em geral.

(Por Bruno Federowski)