IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Grécia pode obter 6 bi de euros em empréstimo-ponte se Eurogrupo não fechar acordo, diz jornal

13/08/2015 20h48

BERLIM (Reuters) - A Grécia pode obter um empréstimo-ponte de 6,04 bilhões de euros se os ministros das Finanças da zona do euro não chegarem a um acordo sobre o terceiro resgate a Atenas quando se reunirem na sexta-feira, de acordo com o jornal alemão Bild, citando uma proposta da Comissão Europeia para o encontro.

Esta proposta diz que o empréstimo-ponte deveria existir por um período máximo de três meses, informou o Bild em uma cópia antecipada de um texto a ser publicado na sexta-feira.

Os ministros das Finanças da zona do euro vão se reunir em Bruxelas na sexta-feira para discutir um terceiro resgate financeiro que a Grécia tem negociado com seus credores.

O ministro das Finanças da Grécia, Euclid Tsakalotos, expressou nesta quinta-feira ser contra a Grécia obter outro empréstimo temporário para honrar seus pagamentos imediatos de dívida, pedindo que os parlamentares aprovem um novo acordo de resgate de três anos.

"Eu acho que qualquer que seja a posição de todos do euro e se este é um acordo bom ou ruim, não deve haver ninguém que esteja trabalhando por um empréstimo-ponte", disse a um comitê parlamentar.

Atenas precisa pagar 3,2 bilhões de euros ao Banco Central Europeu (BCE) em 20 de agosto.

(Reportagem de Michelle Martin, em Berlim; e de David Stamp, em Atenas)