IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Toshiba propõe Conselho com pessoas de fora; CEO interino fica

18/08/2015 10h22

TÓQUIO (Reuters) - A Toshiba propôs um novo conjunto de nomes de fora para assumir a maioria de cadeiras em seu Conselho de Administração, com o objetivo de reforçar a governança do conglomerado na esteira de um escândalo contábil de 1,2 bilhão de dólares.

O presidente interino Masashi Muromachi seguirá em sua função numa base mais permanente, confirmando notícias da mídia e mantendo a estabilidade, mas possivelmente desapontando alguns investidores que esperavam por um novo líder.

A reforma do Conselho da Toshiba ocorre após críticas sobre o escândalo e coincide com os esforços do governo de fazer as companhias japonesas mais atrativas para investidores estrangeiros ao adotar diretrizes de governança para empresas listadas, incluindo a nomeação de diretores independentes.

A companhia anteriormente teve quatro diretores de fora incluindo dois ex-diplomatas, mas analistas dizem que eles provavelmente não tinham a experiência e a confiança coletiva para questionar altos executivos. Investigadores no último mês culparam uma cultura corporativa que raramente desafia figuras de autoridade como responsável pelas irregularidades contábeis da Toshiba.

A empresa disse que agora terá sete diretores externos em seu Conselho de 11 membros.

Os novos membros incluem o presidente do Conselho de Administração da Mitsubishi Chemical Holdings, Yoshimitsu Kobayashi, que também é líder do influente grupo de executivos corporativos Keizai Doyukai, e também o ex-presidente da Asahi Breweries Koichi Ikeda e o ex-presidente executivo da Shiseido Shinzo Maeda.

(Por Taiga Uranaka e Thomas Wilson)