IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Bunge anuncia compra do Moinho Pacífico

27/08/2015 19h21

SÃO PAULO (Reuters) - A divisão brasileira da gigante do agronegócio Bunge anunciou nesta quinta-feira que fechou acordo para comprar o Moinho Pacífico, localizado em Santos (SP), uma das principais empresas de processamento de trigo no país.

A operação está sujeita à aprovação de autoridades regulatórias, disse a Bunge em comunicado à imprensa, sem revelar valores da transação.

O empresário Lawrence Pih, proprietário do Moinho Pacífico, disse à Reuters em 2009 que foi procurado pela Bunge na época para vender a empresa, mas que o negócio não prosperou devido a uma diferença de 10 por cento nos valores envolvidos.

A compra do Pacífico, que possui capacidade de moagem anual de centenas de milhares toneladas de trigo, dá à Bunge posição de dominância no maior mercado consumidor no Brasil, do Estado de São Paulo.

A Bunge já conta com outros sete moinhos de trigo em Suape (PE), Brasília (DF), Santa Luzia (MG), Rio de Janeiro (RJ), Tatuí (SP), Santos (SP) e Ponta Grossa (PR).

"O mercado brasileiro de processamento de trigo é altamente competitivo e, com essa aquisição, reforçamos nossa posição em São Paulo. O Estado demanda cerca de 28 por cento da farinha de trigo comercializada no país", disse em nota o vice-presidente de Alimentos & Ingredientes da Bunge Brasil, Filipe Affonso Ferreira.

(Por Gustavo Bonato)